sábado, 10 de outubro de 2015

Em alguns dias inicia o IV Simpósio do GTHRR - Regional Sul



O IV Simpósio do Grupo de Trabalho História das Religiões e Religiosidades Regional Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) da ANPUH será realizado na Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE, campus Joinville, nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2015. O tema catalisador proposto à discussão são as relações entre as religiões, as religiosidades e o patrimônio cultural.
Investigações que relacionam tais temas têm ocupado, cada vez mais, as preocupações dos pesquisadores, de gestores públicos e técnicos da área da cultura. Há uma evidente relação entre o fenômeno religioso e os processos de patrimonialização. Prova disso são os importantes acervos de bens protegidos pelos diversos órgãos gestores do patrimônio no Brasil e no mundo, os quais obtiveram tal status em virtude da teia de significados religiosos na qual se constituem templos sagrados, lugares, formas de expressão, celebrações, entre outros aspectos, compondo uma plêiade de referências que atuam na organização narrativa de subjetividades e identidades. Ressalta-se que numa perspectiva mais ampla do que pode ser entendido como patrimônio cultural, os dispositivos discursivos remetem às imbricações de elementos materiais e imateriais tanto para a atribuição de valores a bens culturais quanto para a definição de políticas de proteção.
Em consonância com essas questões, o campo de investigação histórica das religiões e religiosidade tem, cada vez mais, diversificado seus problemas e suas fontes de pesquisa. Portanto, a aproximação dessas duas áreas exige olhares cada vez mais atentos e críticos. Dizemos isto, pois entendemos que ainda somos partícipes de uma lógica racional analítica, a qual privilegia, grosso-modo, a decomposição da realidade em partes, a fim de, supostamente, melhor “controlar” o objeto investigado e as informações provenientes do mesmo, perdendo com isso aspectos importantes das relacionalidades existentes nos interstícios dos blocos analíticos.
Isto ganha sentido quando consideramos que vivemos num tempo em que as relações entre fé e razão, materialidade e imaterialidade, ciência e religião e práticas religiosas e políticas não podem mais ser concebidas em termos dicotômicos e excludentes. As intolerâncias e os preconceitos, base de fundamentalismos e exclusão social, desafiam, em várias escalas, os direitos humanos na contemporaneidade.
A fim de darmos mais visibilidade a essas discussões, este simpósio se estruturará em torno de diversas modalidades de discussão. As mesas redondas versarão sobre os desafios de pesquisa, as questões relacionadas a fé, tempo e cultura, os processos de patrimonialização da fé, bem como, discussões relacionadas aos espaços sagrados. Haverá, também, conferências, simpósios temáticos, reunião administrativa do GT e apresentações culturais.
Sobretudo este evento se propõe a aproximar pesquisadores, alunos, professores, técnicos, gestores públicos e a sociedade em geral, proporcionando debates qualificados e a troca de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário