quinta-feira, 11 de junho de 2015

Chamada para Dossiê: Mito e Religiosidade Nórdica

Chamada para Dossiê: Mito e Religiosidade Nórdica, Revista Brasileira de História das Religiões (ISSN: 1983-2850, Qualis Capes B1 em História e Religião).

A academia brasileira está criando interesse para as antigas religiosidade que existiram no mundo ocidental. Apesar da Mitologia Clássica ser um tema muito estudado, outras formas de crenças como as que existiram entre os antigos germanos e os nórdicos da Era Viking ainda são quase desconhecidas dos cientistas das religiões, mesmo com seu sucesso na mídia e arte. Com isso, aRevista Brasileira de História das Religiões conclama os pesquisadores a apresentarem artigos e resenhas para seu dossiê: Mito e religiosidade nórdica. As propostas podem envolver desde estudos arqueológicos da religiosidade na pré-história e Idade do Bronze até o final da Idade Média. As cosmologias, crenças, mitos e rituais da Era Viking até o início da Critianização e conversão da Escandinávia. A arte e o simbolismo, o maravilhoso e a mitologia cristã na área nórdica medieval também podem ser contempladas, bem como as heresias e a religiosidade popular. Também estamos abertos para as resignificações contemporâneas, desde as representações artísticas (a mitologia nórdica na literatura, cinema, artes plásticas e quadrinhos) quanto às novas formas de religiosidade (as múltiplas formas do neo-paganismo nórdico). Esperamos que o dossiê consiga tanto atrair novos olhares para a área, quanto abrir espaço para outros caminhos interpretativos para os estudos das religiões em nosso país.

Organizador: Prof. Dr. Johnni Langer (Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões - UFPB/Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos/Vivarium Nordeste).

Prazo limite para envio das propostas: 05 de setembro, ao e-mail:johnnilanger@yahoo.com.br
Normas completas, formatação e informações editoriais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário