sábado, 9 de março de 2013

XVII Jornadas sobre Alternativas Religiosas da América Latina



XVII Jornadas sobre Alternativas Religiosas da América Latina
11 a 14 de novembro de 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil


As Jornadas sobre Alternativas Religiosas da América Latina são um evento regular, bienal, da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul. Sua 17ª. edição ocorre em Porto Alegre, Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A organização local do evento é assumida pelo Núcleo de Estudos da Religião (NER), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS.

Com abertura prevista para a noite de 11 de novembro de 2013, o evento se desenrolará nos três dias seguintes, contando com atividades diversificadas: conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho, conversas sobre religião e arte, além de uma programação cultural.

O tema desta edição é “Pluralismo e interculturalidade: fluxos e itinerários religiosos”, com o objetivo de destacar a preocupação em focarmos movimentos e dinâmicas sociais e culturais nos quais a religião participa. Essa preocupação abriga tópicos, abordagens e recortes bastante variados, como pode ser constatado pela observação do conjunto de atividades que compõem a programação.

Três objetivos motivam este evento, todos eles conectados com as referências latino-americanas. Primeiro, avançar no conhecimento sobre fenômenos e processos que envolvem a religião e ocorrem na América Latina, de um modo que demonstre a conexão entre as pesquisas científicas e as realidades sociais. Segundo, projetar tais realidades da América Latina dentro de debates com alcance global, incentivando diálogos no âmbito da comunidade acadêmica mundial. Terceiro, contribuir para a construção de uma perspectiva latino-americana, algo que traduza ao mesmo tempo a situação do continente nas configurações globais e as particularidades de nossa visada para a compreensão do mundo.

Neste site poderão ser encontradas, além de dados sobre as atividades que compõem a programação, indicações sobre formas e procedimentos de participação, e informações para facilitar a chegada e o deslocamento pela cidade e a universidade que sediam o evento. Ao longo dos meses que antecedem as Jornadas, o site detalhará a programação e oferecerá materiais que contribuirão para a consecução dos objetivos do evento. Além de apresentar na sessão “organizando o evento” algumas das atividades envolvidas com a preparação da atividade.

Estejam todos convidados a participar das XVII Jornadas sobre Alternativas Religiosas da América Latina e a se associarem à Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário