domingo, 18 de novembro de 2012

Exposição na UFSM

O Professor Vitor Biasoli em parceira com o fotógrafo Leonardo Brasiliense organizaram a exposição fotográfica intitulada

MOMENTOS DE FÉ, RELIGIOSIDADE & TRABALHO NA REGIÃO DA QUARTA COLÔNIA
DE IMIGRAÇÃO ITALIANA.
As fotos estarão dispostas no hall Prédio 74 C - campus da UFSM - entre os dias 19 a 30 de novembro
Abaixo o texto de apresentação e lista das fotos expostas (com títulos e pequena explicação).
Estão todos convidados.



Apresentação
Em 1877, o Governo Imperial criou a QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA, com sede em Silveira Martins. Em 1882, a colônia foi oficialmente extinta, mas os imigrantes e seus descendentes marcaram tão fortemente a região, que até hoje o nome perdura. Um povoamento marcado pela pequena propriedade rural e religiosidade católica. Esses dois elementos se articularam – trabalho & fé religiosa – e deram origem a uma sociedade e cultura peculiares. Uma sociedade onde a fé católica foi elemento ordenador e continua presente na dinâmica social. A organização familiar, as atividades econômicas, a vida social e cultural se articularam tão intimamente com o mundo religioso, que não podemos pensar a região sem a Igreja Católica.
Foi isto, então, que pretendemos com este trabalho. Durante o segundo semestre de 2011, Leonardo Brasiliense (fotógrafo) e eu percorremos os diversos caminhos da QUARTA COLÔNIA e buscamos os sinais dessa fé, religiosidade & trabalho. Cruzamos estradas, visitamos cidades, distritos, igrejas, capelas, conventos, moinhos, oficinas, alambiques, restaurantes, e ouvimos muitas histórias. Homens e mulheres nos receberam com paciência e nos revelaram os seus mundos. Leonardo buscou os melhores ângulos para registrar aquelas vidas e o resultado foi esse conjunto de fotos.
Os descendentes de imigrantes italianos continuam reinventando suas vidas – a fé & a religiosidade inclusive –, mas sempre com a lembrança dos antepassados. Nós, estrangeiros na região – fotógrafo e professor seduzidos pelas peculiaridades da QUARTA COLÔNIA –, também reiventamos o que vimos e ouvimos, mas sempre atentos à riqueza humana que se apresentava. E constatamos e nos emocionamos com o modo como fé & religiosidade se expressam na região. Não apenas nas capelas e cemitérios, mas na mão que empunha a cruz, colhe a cana-de-açúcar e faz a cachaça. Na criança que se veste de anjo, reverencia o santo e brinca com os irmãos. No corpo que sobe o serro, reza ao santo e come o churrasco assado ao lado da capela, feito por homens de mãos calejadas.
Foi isso que vimos e registramos: a fé & a religiosidade inseridas na vida cotidiana, produzindo corpos e gestos; mãos que seguram a relíquia sagrada, a enxada, contam dinheiro e também rezam – porque rezar é parte da vida.
Fotografias:
1.   A mão do trabalho, a cruz da fé. Relicário de São Valentim e de Santo Antônio nas mãos de Aquilino Venturini, responsável pela capela de São Valentim, no Vale Vêneto.
2.    Oração e recolhimento. Interior da capela de São Valentim. Ao fundo, sobre o altar, imagem do bispo Valentim, confortando uma mãe com filha doente. A representação segue modelo de estampa religiosa trazida da Itália por imigrantes.
3.    Interior de alambique. Proprietário do alambique (Aquilino Venturini) ao lado do tonel que recebe o caldo da cana recém moída.
4.    Menina com flores. Capela de São Patrício, santo protetor dos colonos contra o perigo das cobras, no Vale Vêneto.
5.    O neto do imigrante. Seu Lovatto, morador de Arroio Grande, um dos responsáveis pela capela de N.S. do Rosário.
6.   A torre do Rosário. Torre da capela de N.S. do Rosário. Segundo moradores, imagem da Virgem do Rosário veio com imigrantes da Itália e os salvou do incêndio que aconteceu no navio.
7.     O poço da memória. Etelvino Moro na frente do moinho, em Val de Buia.
8.    A pausa da carreta. Galpão da propriedade da família Moro, em Val de Buia.
9.    A roda da colônia. Roda do moinho da família Moro, em Val de Buia.
10.  Santo Antônio entre nós. Torre da igreja de Santo Antônio, em Silveira Martins, vista do interior do ex-Colégio Bom Conselho.
11. Lugar do rito litúrgico. Interior da igreja de Santo Antônio, em Silveira Martins.
12. Morreu por nós. Cristo morto no interior da igreja Santo Antônio, em Silveira Martins.
13. Vida banhada de fé. Rua do ex-Colégio N.S. de Lourdes, em Vale Vêneto. Atual Escola Estadual Rafael Iop e Casa de Retiro das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
14.  O caminho da cozinha. Interior da Casa de Retiro das Irmãs das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Vale Vêneto.
15.   Santo Anjo protetor. Interior do ex-Colégio Bom Conselho, com imagem do Anjo da Guarda.
16.   Um anjo entre nós. Crianças vestidas de anjo em procissão na localidade Santos Anjos.
17.    O churrasco do Padre Pio. Almoço em dia de romaria na capela do Padre Pio, em Faxinal do Soturno.
18.   Maria entre nós. Conjunto de imagens sacras do antigo Seminário dos Palotinos, Vale Vêneto.
19.  As oferendas da Mãe. Escultura funerária no cemitério de Arroio Grande.  
20.  É preciso pernas para rezar. Romeiros na subida no cerro em direção à capela do Padre Pio.
21. Fé & cotidiano. Pai e filha sobem o morro para rezar na capela do Padre Pio.
22.      Viver, rezar, agradecer. Interior da capela do Padre Pio.
23.   Lembrança do Calvário. Cemitério de Silveira Martins.
24. O anjo da glória. Cemitério de São Marcos.
25.  Campo da paz. Cemitério dos padres palotinos, no Vale Vêneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário