terça-feira, 25 de outubro de 2011

Reunião do GTHRR-RS em Passo Fundo

O encontro realizou-se como uma atividade do I Congresso Internacional de História Regional (I CIHR). A reunião foi conduzida pela profa. Gizele Zanotto, atual coordeandora do GTHRR/RS que iniciou os trabalhos como uma apresentação de todos os presentes. Na sequência foram apresentadas as atividades de cada regional pelos presentes à reunião. Representando Santa Maria, a profa. Marta Borin relatou a participação em eventos como as Jornadas sobre Alternativas Religiosas, que se realizará em novembro em Punta del Este; as orientações de graduandos e pós-graduandos pelos professores Vitor Biasoli, Beatriz Weber, Marta Borin e Júlio Quevedo;assim como publicações de artigos e as atividades realizadas na ANPUH nacional, ocorrida em julho, na USP.

Sobre a regional Passo Fundo, a profa. Gizele relatou as atividades do grupo de pesquisa sobre História das Religiões e Religiosidades em Passo Fundo; as orientações de graduandos e pósgraduandos; a publicação de artigos pelos acadêmicos e orientadora; a participação na ANPUH nacional, CIHR, Jornadas e atividades do MHR; e a futura participação na Mostra de Iniciação Científica, pelos graduandos. Os demais colegas que representam Porto Alegre, Caxias e Rio Grande não estiveram presentes para contribuir com seus relatos.

Seguindo a pauta foi avaliado o funcionamento e divulgação do GTHRR/RS, tido até então como positivo mas que ainda precisa ser melhor aproveitado em seus canais de comunicação, como o Grupo Google e o Blog.

Nos eventos dos quais poderemos participar, estão previstos os encontros do GTHRR/Sul em Ponta Grossa, as Jornadas em Punta del Este e o evento sobre o Centenário do Contestado, além do evento nacional do GTHRR que acontecerá em 2012 na UNISINOS.

Sobre este encontro foi exposto pela prof. Gizele a solicitação da profa. Eliane Fleck sobre uma comissão para auxiliá-la na organização. Ficou decidido que os membros das regionais deveriam participar (Marta, Gizele, Liziane, Cristine e Dario), assim como a profa. Beatriz Weber e Vitor Biasoli, presentes na reunião e que se dispôs a contribuir.

Seguindo a pauta tratou-se da coletânea que será publicada no evento nacional em 2012. Foi decidido que a organização ficará a cargo de Gizele, Eliane, Marta, Vitor e Gabriel – autor da proposta. Os encaminhamentos serão iniciados por email pelo profa. Gizele.

Fora muito produtivo, tanto o evento quanto a reunião, e assim galgamos cada vez mais espaço no cenário acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário