segunda-feira, 14 de março de 2011

GTHRR-RS na SNH 2011

A coordenadora do GTHRR-RS Profª Dra. Gizele Zanotto, da UPF, em parceria com o Prof. Rodrigo Coppe Caldeira da PUC-Minas, coordenam durante a ANPUH nacional o ST Aspectos do Tradicionalismo Católico Brasileiro que será realizado em julho de 2011. Abaixo um resumo da proposta.

018. Aspectos do tradicionalismo católico brasileiro
Resumo: Este simpósio objetiva discutir questões relacionadas ao denominado tradicionalismo católico pelos vieses teórico-metodológico e/ou empírico. Neste sentido, salientamos a fluidez do campo católico brasileiro, em suas múltiplas composições, e avaliamos a importância do conservadorismo católico na configuração teológica, prática, ritual e litúrgica impressa na atuação de grupos, movimentos, ordens, etc., difusas em todas as bases da Igreja Católica Apostólica Romana e mesmo para além desta. O simpósio pretende ser um espaço de socialização de pesquisas que versem sobre questões relativas ao binômio sagrado/profano, formas de crer e vivenciar as práticas religiosas ditas tradicionais, sistematizações doutrinárias conservadoras, organização interinstitucional, interelações de crentes e instituições com a sociedade em geral, bem como as formas de utilização de reflexões sobre práticas religiosas tradicionais como responsável por alternativas de negociação e preservação de identidades culturais e religiosas específicas.
Justificativa: O simpósio proposto visa proporcionar aos pesquisadores da área um espaço de discussão, atualização e problematização conjunta sobre as formas de perceber, analisar e compreender os fenômenos religiosos, em especial, do tradicionalismo católico. No bojo da consideração da importância desta instância na vida dos agentes históricos, o Simpósio também vem dar conta de uma temática cada vez mais explorada na academia e que aponta para análises profícuas para o entendimento do contexto sócio-histórico brasileiro pretérito e também contemporâneo.


O prazo de inscrição de comunicadores vai de 01 de janeiro a 21 de março, pelo site do evento - http://www.snh2011.anpuh.org/
Lembramos que a inscrição demanda o envio do artigo integral, mas que o mesmo poderá sofrer revisão em junho, conforme informado pela organização.
Contamos com sua participação!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário